Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Problemas com fontes na impressão

Problemas com fontes na impressão 16 Mar. 2015 23:57 #9269

• marcolopes
  • Obrigado recebido 767
inforoeste escreveu:
Agradeço que investiguem porque a máquina em questão já se encontra com o windows xp instalado há mais de dois anos e sempre fez todos os updates disponiveis da microsoft e nunca instalou o tipo de letra Calibri automaticamente no sistema.

Sobre esta situação não me posso pronunciar, pois por mais boa vontade de tenha, é-me impossível analisar esse cenário.

inforoeste escreveu:
O wikipédia claramente diz: "The typeface is distributed with Windows Vista, Windows 7, Windows 8, Windows 8.1, Microsoft Office 2007, Microsoft Office 2008 for Mac, Microsoft Office 2010, Microsoft Office 2011 for Mac and Microsoft Office 2013". Ver: en.wikipedia.org/wiki/Calibri
Logo a fonte não parece vir incluida por defeito no Windows XP, Ubuntu e etc.

Já reportei a situação a colegas meus que trabalham directamente nas plataformas LINUX e MAC para me darem todas as informações sobre esta dúvida. Presumo que a escolha da fonte CALIBRI pela equipa que desenha os reports tenha uma razão lógica de ser em todas as plataformas, caso contrário só faria sentido em Windows Vista / 7 / 8, o que não é muito lógico...

inforoeste escreveu:
Se não foram detectados problemas no ubuntu é porque o sistema provavelmente usa uma fonte alternativa muito similar ou então foram instaladas as fontes microsoft no Ubuntu.

Quando uma fonte não é encontrada, o "render" do PDF utiliza uma outra fonte de acordo com o estipulado no ficheiro \ProjectoColibriRCP10\plugins\org.projectocolibri.rcp.resources_xxx\configuration\fontsConfig.xml
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 16 Mar. 2015 23:57 por marcolopes.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Problemas com fontes na impressão 16 Mar. 2015 22:43 #9268

• inforoeste
  • Obrigado recebido 14
marcolopes escreveu:
Temos plataformas de desenvolvimento e testes em Windows (XP, 7 e 8), Linux Ubuntu e MAC OSX, e não detectamos problemas relativos à falta da fonte CALIBRI. Não lhe posso garantir neste momento que, em todos os sistema descritos, a fonte venha instalada de "base", mas é algo que vamos investigar! No caso do XP, fomos induzidos em erro devido à fonte ter sido instalada automaticamente, possívelmente através de uma versão antiga do Office (que até nem está instalado actualmente, pois damos preferência ao OpenOffice).

Agradeço que investiguem porque a máquina em questão já se encontra com o windows xp instalado há mais de dois anos e sempre fez todos os updates disponiveis da microsoft e nunca instalou o tipo de letra Calibri automaticamente no sistema.

O wikipédia claramente diz: "The typeface is distributed with Windows Vista, Windows 7, Windows 8, Windows 8.1, Microsoft Office 2007, Microsoft Office 2008 for Mac, Microsoft Office 2010, Microsoft Office 2011 for Mac and Microsoft Office 2013". Ver: en.wikipedia.org/wiki/Calibri

Logo a fonte não parece vir incluida por defeito no Windows XP, Ubuntu e etc.

Se não foram detectados problemas no ubuntu é porque o sistema provavelmente usa uma fonte alternativa muito similar ou então foram instaladas as fontes microsoft no Ubuntu.

Desde já os meus agradecimentos pelo apoio dado!
Última Edição: 16 Mar. 2015 23:33 por marcolopes.
The following user(s) said Thank You: marcolopes

Problemas com fontes na impressão 13 Mar. 2015 19:07 #9254

• marcolopes
  • Obrigado recebido 767
inforoeste escreveu:
Agora entendo o problema e não, não tenho essa fonte instalada. Se não estou em erro essa fonte só é instalada com o office da microsoft e uma vez que o computador em questão nunca instalou o office da microsoft e usa o libre office originou o problema descrito.

Tem duas soluções possíveis (sem ter de instalar o Office, pois seria uma solução pouco prática!)

1) Instalar a fonte CALIBRI directamente: www.microsoft.com/typography/fonts/font.aspx?FMID=1281

2) Instalar o Microsoft Office Compatibility Pack for Word: www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=3

inforoeste escreveu:
Mas agora fiquei curioso, ainda não instalei o colibri no linux, mas nesta situação o que é que acontecerá? Não será possivel em futuras versões do colibri instalar a fonte calibri se esta não for detectada no sistema?

Temos plataformas de desenvolvimento e testes em Windows (XP, 7 e 8), Linux Ubuntu e MAC OSX, e não detectamos problemas relativos à falta da fonte CALIBRI. Não lhe posso garantir neste momento que, em todos os sistema descritos, a fonte venha instalada de "base", mas é algo que vamos investigar! No caso do XP, fomos induzidos em erro devido à fonte ter sido instalada automaticamente, possívelmente através de uma versão antiga do Office (que até nem está instalado actualmente, pois damos preferência ao OpenOffice).
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 13 Mar. 2015 19:09 por marcolopes.

Problemas com fontes na impressão 13 Mar. 2015 08:16 #9252

• inforoeste
  • Obrigado recebido 14
marcolopes escreveu:
A fonte usada nos templates da v10 é a CALIBRI, e após testes efectuados na nossa plataforma WINDOWS XP Service Pack 3, não foi detectado qualquer problema na utilização dos templates mais recentes.

Pode verificar se tem a fonte CALIBRI instalada? PAINEL de CONTROLE -> TIPOS de LETRA -> CALIBRI

Agora entendo o problema e não, não tenho essa fonte instalada. Se não estou em erro essa fonte só é instalada com o office da microsoft e uma vez que o computador em questão nunca instalou o office da microsoft e usa o libre office originou o problema descrito.

Mas agora fiquei curioso, ainda não instalei o colibri no linux, mas nesta situação o que é que acontecerá? Não será possivel em futuras versões do colibri instalar a fonte calibri se esta não for detectada no sistema?

Atentamente
Última Edição: 13 Mar. 2015 08:18 por inforoeste.
The following user(s) said Thank You: marcolopes

Problemas com fontes na impressão 12 Mar. 2015 03:21 #9244

• marcolopes
  • Obrigado recebido 767
inforoeste escreveu:
Reparei que ao actualizar os templates para os novos templates do colibri 10 no windows xp fica com uma fonte muito esquisita ao que parece ser Times New Roman, esta fonte dificulta a leitura de algumas partes como o tipo de documento "Factura" quase fica invisivel.
Este problema ocorre tanto a pre visualizar como a imprimir a fatura.

A fonte usada nos templates da v10 é a CALIBRI, e após testes efectuados na nossa plataforma WINDOWS XP Service Pack 3, não foi detectado qualquer problema na utilização dos templates mais recentes.

Pode verificar se tem a fonte CALIBRI instalada? PAINEL de CONTROLE -> TIPOS de LETRA -> CALIBRI
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Problemas com fontes na impressão 11 Mar. 2015 21:10 #9242

• inforoeste
  • Obrigado recebido 14
Reparei que ao actualizar os templates para os novos templates do colibri 10 no windows xp fica com uma fonte muito esquisita ao que parece ser Times New Roman, esta fonte dificulta a leitura de algumas partes como o tipo de documento "Factura" quase fica invisivel.

Este problema ocorre tanto a pre visualizar como a imprimir a fatura.

Não é possivel usar os novos templates com o tipo de letra que aparece nos windows mais recentes?

Atentamente
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena