Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Código postal, localidade e país

Código postal, localidade e país 16 Jan. 2013 19:16 #3923

• marcolopes
  • Obrigado recebido 741
cabralfjs escreveu:
é precisamente no mesmo país que existem várias localidades. Por exemplo: Luanda, Benguela, Cabinda, Lobito. Nenhuma destas tem código postal.

Percebido... mesmo assim, não aconselho a criação de um código postal para cada localidade, APENAS para poder definir o país... nova sugestão:

1) Para clientes de países SEM código postal (podemos simplificar):

a) Defina a LOCALIDADE e o PAÍS no campo da MORADA no registo do cliente (presumo que saiba que a morada pode ter quantas linhas desejar...)
MORADA (linha 1)
LOCALIDADE (linha 2)
PAÍS (linha 3)

b) Utilize um TEMPLATE próprio. Neste caso o TEMPLATE teria de ser definido desta forma:
EXMOS SRS
NOME
MORADA

2) Para clientes de países COM código postal:

a) Defina a LOCALIDADE e o PAÍS no CÓDIGO POSTAL
CÓDIGO: o da localidade
DESCRIÇÃO: descrição da zona - localidade
LOCALIDADE: O NOME do país

b) Utilize um TEMPLATE próprio. Neste caso o TEMPLATE teria de ser definido desta forma:
EXMOS SRS
NOME
MORADA
CÓDIGO POSTAL (código + descrição)
CÓDIGO POSTAL (localidade)

Espero ter ajudado!
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Código postal, localidade e país 16 Jan. 2013 17:12 #3904

• cabralfjs
  • Obrigado recebido 1
é precisamente no mesmo país que existem várias localidades. Por exemplo: Luanda, Benguela, Cabinda, Lobito. Nenhuma destas tem código postal.

Código postal, localidade e país 16 Jan. 2013 16:11 #3890

• marcolopes
  • Obrigado recebido 741
cabralfjs escreveu:
Sobre o segundo ponto, tenho que criar outros dígitos para além do ZERO para outras localidades do mesmo pais ou região onde não existe o código postal. E os números que surgem podem (estou apenas a supor) gerar alguma confusão de quem recebe ou quem distribui o correio

Não... não para OUTRAS localidades do mesmo país... mas sim para OUTROS países..

No máximo, terá de criar um código postal POR PAÍS. Sendo assim, use o PREFIXO do PAÍS! (veja a tabela de países). Vamos acertar ponteiros!

1) CÓDIGO POSTAL para PAíSES SEM código postal (presumo que seja o país na sua TOTALIDADE!) - criar UM código postal por país:
CÓDIGO: XX (duas letras para o código do país)
DESCRIÇÃO: O NOME do país
LOCALIDADE: (em branco)

1) CÓDIGO POSTAL para PAíSES COM código postal - criar quantos códigos sejam necessários:
CÓDIGO: o da localidade
DESCRIÇÃO: descrição da zona - localidade
LOCALIDADE: O NOME do país
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 16 Jan. 2013 16:12 por marcolopes.

Código postal, localidade e país 16 Jan. 2013 15:38 #3879

• cabralfjs
  • Obrigado recebido 1
Sobre o primeiro ponto, já tinha explicado isso aqui e já tinham chegado a essa conclusão. Tudo bem.
Sobre o segundo ponto, tenho que criar outros dígitos para além do ZERO para outras localidades do mesmo pais ou região onde não existe o código postal. E os números que surgem podem (estou apenas a supor) gerar alguma confusão de quem recebe ou quem distribui o correio.

Vou aplicar a solução apresentada, se tiver alguma dúvida posso apresentar a dúvida? Qual o link para o editor de templates?

Código postal, localidade e país 16 Jan. 2013 15:31 #3874

• marcolopes
  • Obrigado recebido 741
cabralfjs escreveu:
Sou obrigado a colocar o código de postal ou criar um (mesmo que ele não exista no pais de destino) porque o programa não imprime a localidade, nem o país.

1) O país é uma falha grave, que terá de ser resolvida numa próxima versão.

2) Se existem países onde não é necessário código postal, é mais um cenário NÃO previsto... uma vez que terá de colocar, pelo menos, um código UNIVERSAL (ZERO?), sem descrição (UM ESPAÇO?). Claro que, também existe solução para que o ZERO não seja impresso... que seria colocar LÓGICA no campo do template (se estiver interessado, podemos abordar esta questão).

3) Por opção, nos templates originais, não incluímos a LOCALIDADE, mas, a mesma pode ser inserida no desenho!

A minha sugestão para a questão do PAÍS:

- EDITE o template em questão e INSIRA a LOCALIDADE do CÓDIGO POSTAL imediatamente a seguir à linha da DESCRIÇÃO do mesmo (técnicamente, ONDE deveria ficar o PAÍS).

- Para cada cliente internacional, EDITE ou CRIE o seu código postal e coloque o PAÍS no campo LOCALIDADE.

NOTA: Acabei de efectuar esta operação, e parece-me uma excelente solução!

Cumprimentos
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 16 Jan. 2013 15:32 por marcolopes.
The following user(s) said Thank You: cabralfjs

Código postal, localidade e país 16 Jan. 2013 15:14 #3871

• cabralfjs
  • Obrigado recebido 1
Sou obrigado a colocar o código de postal ou criar um (mesmo que ele não exista no pais de destino) porque o programa não imprime a localidade, nem o país.

Ao criar o codigo postal por exemplo para Angola, o n.º que lhe atribui, pode gerar confusão. Se eu não colocar o codigo postal, a morada do cliente fica o nome dele e a rua ou apartado, mais nada!
Última Edição: 16 Jan. 2013 15:18 por marcolopes.
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena