Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Template Factura/Recibo

Template Factura/Recibo 22 Jan. 2013 19:11 #4164

• marcolopes
  • Obrigado recebido 767
PEDROIPCA escreveu:
Aconselho por isso a dar uma vista de olhos no Ofício-Circulado nº 30141/2013 de 04/01/2013, o qual refere de forma inequivoca que poderão ser emitidas faturas-recibo, quando a operação seja liquidada a pronto pagamento, logo a opção de Factura-Recibo, deveria tb ela gerar um "template" exclusivo (nas duas versões existentes para as Faturas normais) com a indicação de fatura-recibo, ponto.

Agora sim temos informação concreta e inequívoca à qual nunca tivemos acesso. Agradeço desde já.
Fica aqui o LINK do Ofício Circulado para quem quiser ler: info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyr...188/0/30141_2013.pdf

O seu contributo foi extremamente positivo, e já o tinha agradecido anteriormente.

Cumprimentos
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 22 Jan. 2013 19:33 por marcolopes.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Template Factura/Recibo 22 Jan. 2013 19:02 #4163

• PEDROIPCA
  • Obrigado recebido 3
Boas

A acrescentar é minha intervensão que mereceu o comentario do moderador do projeto, tendo-me esquecido do pormenor, o referido grupo de trabalho, quando falou, já existia regulamentação sobre essa possibilidade.

Aconselho por isso a dar uma vista de olhos no Ofício-Circulado nº 30141/2013 de 04/01/2013, o qual refere de forma inequivoca que poderão ser emitidas faturas-recibo, quando a operação seja liquidada a pronto pagamento, logo a opção de Factura-Recibo, deveria tb ela gerar um "template" exclusivo (nas duas versões existentes para as Faturas normais) com a indicação de fatura-recibo, ponto.

Quando intrevi, foi no sentido opinar por uma melhoria do vosso produto, pelo que espero entendam que apenas quis dar um contributo positivo.

Não vejo por isso problema em colocar uma nova versão 8.0.??? na qual esta situação seja culmatada e, com isso, ao que parece, resolva os problemas de muitos utilizadores.

Cumprimentos
Última Edição: 22 Jan. 2013 19:07 por marcolopes.
The following user(s) said Thank You: marcolopes

Template Factura/Recibo 22 Jan. 2013 18:13 #4154

• marcolopes
  • Obrigado recebido 767
PEDROIPCA escreveu:
Partilho da preocupação do colega, pois, no passado dia 08/01/2013 (através do grupo de trabalho da A.T. criado e encarregue pela implementação do novo regime de faturação em vigor desde 01/01/2013), foi assumido que era admissível a terminologia "Factura-Recibo" e "Fatura Simplificada-Recibo", para operações que titulem pagamentos imediatos.

Ora assim sendo, no sentido de melhorar o vosso produto, aconselho de forma célere á criação de:
- Utilitário para Fatura Simplificada (código SAF-T "FS", nos termos da portaria)
- Utilitário para Fatura Simplificada-Recibo (código SAF-T "FS", nos termos da portaria)
- Templates as situações:
- Fatura-Recibo
- Fatura Simplificada
- Fatura Simplificada-Recibo

Muito obrigado pela intervenção. Vamos então por partes:

1) o grupo de trabalho da A.T. criado e encarregue pela implementação do novo regime de faturação assumiu que eram admissíveis outras terminologias... ora muito bem... é interessante saber exactamente o que se previa... que o CAOS que legislaram vai ser alterado?? (totalmente previsível). Infelizmente? a nossa sociedade não se baseia no que DIZEM algumas pessoas, mas sim na LEGISLAÇÃO, e até que o que foi dito por esse grupo não seja oficializado através de Dec-Lei, Portaria ou até mesmo OFÍCIO CIRCULADO a que tenhamos acesso, o que tem valor é a lei em vigor. Esclarecido este ponto...

2) Como a AT vai "fechar os olhos" nas inspecções aos documentos começados por "Factura-QUALQUER COISA", quem desejar aderir ás conclusões desse grupo, pode PERSONALIZAR os seus templates como bem entender, uma vez que o Colibri tem um EDITOR DE TEMPLATES integrado com PRÉ-Visualização imediata do resultado, sem necessidade de instalação de programas externos e/ou importações/exportações adicionais.

3) Qualquer utilizador pode criar a FACTURA SIMPLIFICADA: www.projectocolibri.com/forum/14-FAQ-Per...Factura-Simplificada (NOTA: O código FS NÃO PODE SER UTILIZADO POIS NÃO FAZ PARTE DA ESTRUTURA ACTUAL DO FICHEIRO SAFT)

4) A criação de um template FACTURA-RECIBO faz algum sentido apenas para adicionar uma menção "RECEBEMOS O VALOR INDICADO PARA PAGAMENTO..." e/ou FIXAR o título em FACTURA/RECIBO.

Lembramos que, o Colibri colocou à disposição de todos os utilizadores os templates FACTURA-TALÃO, que não diferem em muito da FACTURA-SIMPLIFICADA: www.projectocolibri.com/forum/12-Templat...m-formato-tal%C3%A3o

Cumprimentos
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Template Factura/Recibo 22 Jan. 2013 17:51 #4152

• marcolopes
  • Obrigado recebido 767
flip escreveu:
Eu por exemplo ainda não sei como fazer para indicar aos meus pais de modo a corrigir a situação seguinte:
Ele no item "Factura" tirou 4, para clientes com nomes diferentes. (Cliente A,B,C,D) Factura 1,2,3,4
No item "Factura-Recibo" tirou 2, para outros 2 clientes diferentes. (Cliente E,F) Factura 1,2

Apesar de no registo digital do programa aparecer para um a CFA e outra como CFR..
A numeração não deveria de ser em continuo para todo o tipo de facturas? Será que há problema?

Caro Flip,

Acabou de se contradizer... afinal existe forma de diferênciar os documentos, tal como já tantas vezes dissemos aqui. O CÓDIGO DO DOCUMENTO foi introduzido para isso mesmo. CFA, CFR

A numeração de CADA DOCUMENTO tem a sua SÉRIE própria. Não há problemas e é preferível que assim seja.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Template Factura/Recibo 22 Jan. 2013 17:28 #4143

• flip
Concordo consigo PEDROIPCA. Se só existissem essas ligações para os 2 tipos de facturas que manda a lei assim já não existiam + enganos.

Eu por exemplo ainda não sei como fazer para indicar aos meus pais de modo a corrigir a situação seguinte:

Ele no item "Factura" tirou 4, para clientes com nomes diferentes. (Cliente A,B,C,D) Factura 1,2,3,4
No item "Factura-Recibo" tirou 2, para outros 2 clientes diferentes. (Cliente E,F) Factura 1,2

Ou seja isto no registo impresso em papel dá-nos uma confusão porque temos escrito facturas com diferentes nomes de clientes mas com numeração sobreposta.
- Cliente A factura 1; Cliente B factura 2, etc, ...
- Cliente E factura 1; Cliente F factura 2. (embora sejam Factura recibo são iguais às outras)
Apesar de no registo digital do programa aparecer para um a CFA e outra como CFR..
A numeração não deveria de ser em continuo para todo o tipo de facturas? Será que há problema?

Template Factura/Recibo 22 Jan. 2013 09:49 #4124

• PEDROIPCA
  • Obrigado recebido 3
Boas

Na versão gratuita, não me parece que seja possivel essa solução que informou, a não ser que em OBSERVAÇÕES se tenha que ter esse cuidado.

No entanto, seria de todo melhor que se maximizasse o produto no sentido que eu referi, pois com isso se poderia ser ainda mais lider de mercado.

Aguardo noticias
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena