Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Algumas dúvidas sobre o Colibri

Algumas dúvidas sobre o Colibri 02 Out. 2014 09:39 #8290

• stgomes
  • Obrigado recebido 1
Olá Marco,

desde já mto bem haja. Eu já tinha ido ao template mas não tinha a certeza se era lá e você desfez a minha dúvida. Queria aproveitar para desfazer mais uma dúvida por favor; a versão gratuita tem opção PREFERÊNCIAS -> Gestão de TEMPLATES como menciona em certas partes deste fórum? Eu procura a opção mas não encontro em parte nenhuma. E também se é possível usar o logo da empresa na impressão das faturas na versão gratuita?

Muito bem haja.
Daniel
O tópico foi bloqueado.

Algumas dúvidas sobre o Colibri 16 Ago. 2014 12:14 #8179

• marcolopes
  • Obrigado recebido 767
porteltech escreveu:
Boa noite

Quando Introduzo o código postal nos parâmetros da empresa, o mesmo não me é aceite, não sei porquê. Fica asinalado a vermelho e se o deixo assim e saio quando volto a abrir nos parâmetros, simplesmente não guardpu nenhuma informação.
Como resolvo o problema? Tenho faturas para enviar e não sei como fazer para ultrapassar este "bug" (?).

Outra questão de iniciante: em relação aos documentos de Fornecedores, servem para emitir faturas aos fornecedores ou para registar as faturas dos fornecedores?

Desde já agradeço o esclarecimento a estas duas questões.

Bem vindo ao fórum.

Agradeço apenas UMA questão por tópico! www.projectocolibri.com/forum/2-Bem-Vind...NOVO-T%C3%93PICO#510

A primeira questão foi discutida recentemente aqui: www.projectocolibri.com/forum/12-Templat...-os-dados-da-empresa

A segunda questão foi respondida pelo utilizador Daniel Ferreira!
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
O tópico foi bloqueado.

Algumas dúvidas sobre o Colibri 15 Ago. 2014 22:04 #8178

• Daniel Ferreira
  • Obrigado recebido 40
Boa noite.
Tentarei ajudar, se puder, pois não faço parte do projecto:

1) Código postal: já gravou o Código em Tabelas?

2) Faturas fornecedores: que eu saiba não se passam faturas a fornecedores, quando muito notas de débito/crédito ou devoluções, as faturas de fornecedores servem para registar as compras.

Se estiver errado peço desculpa.
Última Edição: 16 Ago. 2014 12:15 por marcolopes.
O tópico foi bloqueado.
The following user(s) said Thank You: marcolopes, carlapereira

Algumas dúvidas sobre o Colibri 15 Ago. 2014 21:53 #8177

• carlapereira
Boa noite

Quando Introduzo o código postal nos parâmetros da empresa, o mesmo não me é aceite, não sei porquê. Fica asinalado a vermelho e se o deixo assim e saio quando volto a abrir nos parâmetros, simplesmente não guardpu nenhuma informação.
Como resolvo o problema? Tenho faturas para enviar e não sei como fazer para ultrapassar este "bug" (?).

Outra questão de iniciante: em relação aos documentos de Fornecedores, servem para emitir faturas aos fornecedores ou para registar as faturas dos fornecedores?

Desde já agradeço o esclarecimento a estas duas questões.
O tópico foi bloqueado.

Algumas dúvidas sobre o Colibri 21 Jan. 2013 18:01 #4106

• marcolopes
  • Obrigado recebido 767
TÓPICO COM DIVERSAS QUESTÕES PERMITIDO (MOTIVO: Garantido o formato FAQ - Resumo das respostas em anexo às perguntas)

www.projectocolibri.com/forum/bem-vindos...abrir-um-novo-topico
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 26 Ago. 2016 22:12 por marcolopes.
O tópico foi bloqueado.
The following user(s) said Thank You: johnyept, orb, slh.electronica

Algumas dúvidas sobre o Colibri 21 Jan. 2013 14:26 #4102

• johnyept
  • Obrigado recebido 8
Boa tarde.

Espero não abusar da vossa paciência, sei que são bastantes dúvidas e as regras dizem especificamente "Abrir um tópico por cada questão!" mas já eliminei mais de metade lendo os documentos de instalação, utilização, FAQ e tópicos fixos do fórum, e se as divido por tópicos acabo por criar uma dezena deles... Provavelmente a resposta à maioria das perguntas é simples para quem já usa o programa.

Tenho uma oficina de Pneus e este ano fui obrigado, como muitos outros, a mudar de programa de facturação devido às novas regras impostas e ao orçamento absurdo que a empresa do meu antigo programa me apresentou.

O programa que eu tinha era em MSDOS (corria no XP), muito completo mas não tinha SAFT-PT. Até hoje apenas necessitei das seguintes funções:
- vendas a dinheiro, factura, recibo, notas de crédito, guias de transporte;
- entrada de artigos em stock;
- resumo/listagem de facturas por cliente num dado período (normalmente por mês);
- pesquisa por matriculas.

Como de momento não tenho capacidade para investir dinheiro num novo programa, experimentei 3 ou 4 programas grátis e o Colibri parece ser de longe o mais simples e prático.

Tenho algumas dúvidas sobre a versão GRÁTIS do Colibri que espero que me possam esclarecer:

- A minha empresa é Unipessoal Lda (sociedade de 1 pessoa) mas estou a pensar mudar para Empresário em nome individual, a versão grátis do Colibri pode ser usada em ambos os casos?
R: Sim. Não existe qualquer impedimento legal.

- A minha média anual de facturação deve rondar os 50.000€. O programa tem limite de facturação, tal como acontece com o Primavera Express (30.000€/ano)?
R: Não. O Colibri NÃO tem qualquer limite de facturação. Todas as diferenças entre versões estão descritas na seguinte página: www.projectocolibri.com/precos

- O que faz o comando Ficheiro/Iniciar Workspace (CTRL+R)?
R: Reinicia toda as configurações do interface e fecha todas as vistas (resposta encontrada neste PDF).

- O programa é compatível com impressoras matriciais, mais especificamente a OKI Microline 3320 em porta paralela? Nunca a consegui pôr a funcionar a partir do Windows, excepto com programas MSDOS a correr no Windows.
R: Não, excepto se estiver configurada no Sistema Operativo através de DRIVERS nativos.

- É possível imprimir em formato A5 paisagem (deitado) ou apenas em A4 retrato (ao alto)?
R: Sim. Existem templates definidos nesse formato, mas não estão incluídos na versão gratuíta.

- Qual a diferença entre Factura e Factura/Recibo?
R: O documento FACTURA/RECIBO não é mais do que o antigo VENDA A DINHEIRO devidamente configurado para ser exportado via SAFT com o código correcto para estar de acordo com as novas regras fiscais.

- Um Recibo pode incluir a liquidação de mais do que uma Factura do mesmo cliente?
R: Sim. Para isso deve utilizar a função "Aplicar Filtro".

- É possível verificar no fim do mês quais as Facturas que ainda não estão liquidadas, ou seja sem Recibo, de todos os clientes?
R: Sim, em qualquer momento, através do ecrã de MOVIMENTOS.

- É permitido modificar os templates na versão GRÁTIS com o BIRT? Visto que na minha empresa lido com viaturas e não há "vendedores", estava a pensar trocar o campo VENDEDOR pelo campo MATRICULA que consta no fundo dos documentos.
R: Consultar este tópico: www.projectocolibri.com/forum/14-FAQ-Per...-edicao-de-templates

- É possível listar todos os documentos que contenham uma certa matricula?
R: Sim, é possível a partir dos ecrãs de MOVIMENTOS e/ou DOCUMENTOS, seja por pesquisa rápida, seja por filtro.

- O programa funciona sem entraves num computador sem acesso à Internet? Pergunto isto porque não sei se o Colibri faz alguma validação de dados online.
R: Sim. Não existe nenhuma funcionalidade crítica que necessite de acesso à Internet.

- É possível alterar o link da página de abertura do Colibri?
R: Não. Apenas os nossos parceiros têm um link personalizado. Para mais informação deve contactar o apoio comercial.

- O que devo pôr na ficha de cliente quando não sei o nome e/ou o NIF? No ficheiro de clientes tem o cliente "VENDA AO PÚBLICO" com NIF 999999990 mas já me disseram também que o nome a usar é "CONSUMIDOR FINAL" sem NIF, qual é o mais correcto?
R: "CONSUMIDOR FINAL" é mais usual. O NIF é obrigatório em qualquer caso.

- A versão gratuita do Colibri não tem Factura Simplificada. Posso usar este tipo de cliente na Factura e Factura/Recibo?
R: Sim. Editando o NIF na emissão do documento caso o cliente o solicite.

Agradeço desde já a vossa IMENSA compreensão :)
Última Edição: 13 Jan. 2015 19:09 por marcolopes.
O tópico foi bloqueado.
The following user(s) said Thank You: marcolopes, orb
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena