Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Transferir o colibri para outro computador

Transferir o colibri para outro computador 22 Jul. 2019 22:46 #15854

• marcolopes
  • Obrigado recebido 742
Lucianamoreira escreveu:
Boa tarde, uso o programa colibri num computador que está com alguns problemas, e quero passar para um novo sem perder todas as coisas que tenho no outro programa.

Atenção que este procedimento é válido APENAS para quem usa o MOTOR H2 INTEGRADO e tem a BASE DE DADOS dentro da pasta de instalação! (se estiver a usar OUTRO motor de base de dados, terá de efectuar um backup da base de dados, instalar o motor no novo computador, e efectuar um RESTAURO da referida base de dados!). O sistema de ORIGEM e de DESTINO deve ser do mesmo tipo (ex: WINDOWS, LINUX ou MacOS - caso queira fazer uma transferência entre SISTEMAS DISTINTOS terá de efectuar uma nova instalação do Colibri no sistema de destino)

Por segurança, faça um backup da BASE de DADOS H2 para um outro local. No caso do H2 bastará copiar o ficheiro ColibriXX.h2.db que está dentro da pasta de instalação.

- Faça um backup de TODA a pasta de instalação do Colibri (geralmente \ProjectoColibriRCPXX)
- Copie a pasta de instalação para o novo sistema (ficará tudo 100% tal como estava no sistema antigo)

Está feito! Não necessita de mexer em mais nada... tudo o que o Colibri necessita está dentro da pasta de instalação. Ficará na mesma com os backups (cuja pasta, SE NÃO FOI PERSONALIZADA, deverá estar dentro da pasta de instalação). Sobre esta questão deverá passar para o seguinte tópico: www.projectocolibri.com/forum/11-Bases-d...kup-da-base-de-dados
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Transferir o colibri para outro computador 17 Jul. 2019 14:21 #15842

• Lucianamoreira
Boa tarde, uso o programa colibri num computador que está com alguns problemas, e quero passar para um novo sem perder todas as coisas que tenho no outro programa.

Transferir o colibri para outro computador 01 Ago. 2018 16:48 #12799

• marcolopes
  • Obrigado recebido 742
212195948 escreveu:
Tenho o programa instalado em um computador que esta com problemas, instalando em outro computador consigo aceder ao documentos existente no primeiro?

Se ambos os computadores tiverem o mesmo tipo de sistema operativo (ex: ambos correrem Windows) e estiver a usar uma base de dados H2 integrada, bastará COPIAR A PASTA de instalação de um computador para o outro! O conselho é que COMPACTE a pasta com um WINRAR num único ficheiro, e depois descompacte no outro computador.

Se não colocou a base de dados FORA da pasta de instalação (verifique se o ficheiro H2.DB está DENTRO da pasta de instalação) então não terá mais nada a fazer, excepto verificar se tem o JAVA instalado.

Se estiver a usar outro MOTOR de dados que não seja o H2 integrado, deverá primeiro efectuar um BACKUP da base de dados para depois, quando tiver instalado o motor de dados no outro computador, poder efectuar o RESTORE.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Transferir o colibri para outro computador 22 Jul. 2018 22:26 #12794

• 212195948
Bom dia

Tenho o programa instalado em um computador que esta com problemas, instalando em outro computador consigo aceder ao documentos existente no primeiro?

Transferir o colibri para outro computador 04 Abr. 2018 08:36 #12583

• VJF-MVJSP
  • Obrigado recebido 3
Curiosamente esta manhã quando iniciei o PC a licença foi aceite. Por isso, suponho que havia algum processo bloqueado - que eu não reparei ontem - que estava a impedir o sistema de aceitar a licença. Reiniciando o PC aparentemente resolveu o problema.

Só para ter 100% de certeza, apaguei tudo e repeti o processo e desta vez tudo correu sem problemas e sem que fosse necessário reboots.

Só como referência, e respondendo à 3ª questão, apesar de ser tudo sem certezas absolutas.
3) O que acontece quando arranca com a aplicação? O separador de LICENÇA é aberto automaticamente?

Não me lembro a 100% se o separador de LICENÇA abria automaticamente ou se era o EMPRESAS, mas tenho ideia que de facto era o separador de LICENÇA a abrir automaticamente.

Mais uma vez obrigado pela rapido feedback.
Última Edição: 04 Abr. 2018 08:42 por VJF-MVJSP.
The following user(s) said Thank You: marcolopes

Transferir o colibri para outro computador 03 Abr. 2018 23:21 #12572

• marcolopes
  • Obrigado recebido 742
VJF-MVJSP escreveu:
Bom dia,

Estou a tentar mudar a minha instalação de um PC para outro

No PC antigo tenho a última versão (v 12.1.3.1). Fiz a instalação da mesma versão no PC novo e copiei os ficheiros relevantes (*.h2.db, Empresas.xml) para a devida localização. mas não consigo carregar a licença (colibri12.rcplicence). Em seguida tentei carregar o ficheiro de licença que recebi por email mas o resultado foi o mesmo.

Também tentei copiar toda a pasta "ProjectoColibriRCP12" de um PC para o outro, mas o resultado foi o mesmo,

Tenho uma licença START adquirida a 4 de Julho de 2017, por isso tenho a certeza que não expirou.

A única diferença que vejo é que o PC antigo tem Windows 10 enquanto o novo tem o Windows 8.1.

Desde já agradeço a vossa ajuda.

1) Se copiar a pasta COMPLETA do PC de origem, a licença vai incluída, e como tal, não deve ter qualquer problema no arranque da aplicação (nem necessita de carregar qualquer licença)

2) Se efectuar NOVA instalação, terá de carregar a licença. Se tem uma licença da versão 12, ela será compatível com qualquer versão 12.x

3) O que acontece quando arranca com a aplicação? O separador de LICENÇA é aberto automaticamente?
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena