csrcarreiras escreveu:
Tenho algumas duvidas sobre a licença da versão gratuita do software.
Esta versão esta associada a alguma licença open source ou similar?
A licença gratuita é disponibilizada de forma gratuita em modo vitalício, incluindo actualizações ou existe a hipótese de acabarem com o projecto e obrigarem os cliente a mudar para a versão paga?
Tentarei responder da forma mais clara possível (no fundo, actualizando algo que já foi perguntado aqui há alguns anos atrás):
- O Projecto Colibri está no mercado há mais de 10 anos, e sempre teve a sua vertente "gratuita" a qual nunca esteve limitada em termos de DATA de utilização ou VOLUME de facturação (ou qualquer outra limitação). O que está disponível nas versões já lançadas irá sempre estar disponível nessas mesmas versões.
- O Projecto Colibri sempre disponibilizou aos seus utilizadores todas as funcionalidades por forma a garantir a legalidade do software, e não será de um momento para o outro que o deixará de fazer, sejam versões gratuitas ou pagas. Por quantos mais anos estará o projecto no mercado? Esperemos que por muitos! Não existem previsões para nada em contrário...
NO ENTANTO, o no que toca à versão gratuita, não podemos garantir a manutenção de todas as funcionalidades existentes em versões anteriores, por uma série de razões. O que posso afirmar é que, até à versão 10, nunca optamos por remover / limitar algo existente anteriormente, mas a partir da versão 11 foram introduzidas algumas limitações na emissão de documentos (foram removidos alguns tipos de documento). Informamos todos os utilizadores dessa alteração através de AVISO apresentado a quem estivesse a MIGRAR de versões anteriores à 11:
www.projectocolibri.com/forum/bem-vindos...o-da-versao-gratuita
Em RESUMO: A versão gratuita está para ficar, o fórum de apoio está para ficar, as obrigações legais serão cumpridas, mas poderão eventualmente existir alterações ao funcionamento da versão gratuita no futuro (embora nada esteja previsto após a revisão feita na versão 11)
Quanto à questão da "licença open source", tal seria aplicado à API de programação que disponibilizamos (embora a mesma não esteja associada a qualquer licença neste momento):
www.projectocolibri.com/forum/api-interface-de-programacao
No que toca à utilização da versão gratuita, deverá ler o
Acordo de Licenciamento descrito no ecrã de Login -> separador Acordo.