Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Preço de custo/venda do artigo

Preço de custo/venda do artigo 27 Out. 2017 16:14 #12225

• marcolopes
  • Obrigado recebido 767
quinjass escreveu:
Agradeço a sugestão, possivelmente vou fazer isso.
Aproveito para fazer uma nova questão (provavelmente não estou no tópico correto). No registo de um artigo, separador preços, em vez de inserir a % de lucro existe a possibilidade de inserir a margem de lucro? Já lí em um outro tópico uma discussão sobre este assunto mas fiquei sem entender se existia alguma solução, mais que não fosse para alterar a fórmula daquela campo da % de lucro, ou talvez inserir uma nova coluna com a margem de lucro em vez da % de lucro, já que se trata de duas coisas diferentes e no meu ramo utiliza-se mais o conceito de margem de lucro do que o de % de lucro.
Obrigado

O tópico é este: www.projectocolibri.com/forum/sugestoes/...-de-lucro-de-artigos

Vou mover a sugestão para lá.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Preço de custo/venda do artigo 24 Out. 2017 03:30 #12216

• marcolopes
  • Obrigado recebido 767
quinjass escreveu:
Entretanto descobri como funcionava esta questão do "último preço de custo" e da % de lucro, oferecendo automaticamente o preço de venda. O problema é que já tenho centenas de artigos introduzidos no sistema, onde o "preço de venda" foi inserido manualmente, não dependendo assim de uma % de lucro e do preço de custo (faço esses cálculos numa folha excel à parte). A minha questão é saber se existe alguma forma mais eficiente de alterar o "ultimo preço de custo" e respetiva % de lucro de todos os artigos, ao invés de estar a editar individualmente.

Efectivamente, existe uma forma que deverá resultar no que pretende: a CONVERSÃO de TAXA de IVA!

Antes de tudo, faça uma CÓPIA de SEGURANÇA da base de dados, para o caso de o processo não resultar no que pretende.

- Crie uma TAXA de IVA nova e temporária (para ter a certeza que não está a ser usada na aplicação, ex: CÓDIGO XX, com uma TAXA 0%)

- Faça uma CONVERSÃO de IVA (PROCESSAMENTOS -> ARTIGOS -> CONVERSÃO de IVA) dos códigos de IVA que está a utilizar nos artigos, para o código XX. Esta conversão deve ser feita UMA TAXA DE CADA VEZ. Deve converter novamente no código original ANTES de passar para o código seguinte! (ex: 23 para XX, e XX para 23 - irá processar os artigos com código de IVA 23 para XX, e novamente de XX para 23, recalculando os preços de acordo com as novas regras definidas na parametrização).

- No final de todos os processamentos, pode apagar a TAXA de IVA temporária (XX)

Se tudo correr como esperado, terá os preços recalculados automaticamente.

Fica como sugestão uma opção para processamento de preços (recálculo).
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
The following user(s) said Thank You: quinjass

Preço de custo/venda do artigo 22 Out. 2017 18:35 #12212

• quinjass
  • Obrigado recebido 1
Boa noite.

Ao adicionar novos artigos no sistema o processo que até recentemente utilizava era o seguinte:Novo registo -> inseria os detalhes do artigo no separador geral ->inseria preço de venda no separador "preços", sem introduzir % de lucro nem inicializar o último preço de custo no separador acumulados.

Entretanto descobri como funcionava esta questão do "último preço de custo" e da % de lucro, oferecendo automaticamente o preço de venda. O problema é que já tenho centenas de artigos introduzidos no sistema, onde o "preço de venda" foi inserido manualmente, não dependendo assim de uma % de lucro e do preço de custo (faço esses cálculos numa folha excel à parte). A minha questão é saber se existe alguma forma mais eficiente de alterar o "ultimo preço de custo" e respetiva % de lucro de todos os artigos, ao invés de estar a editar individualmente.

Cumprimentos
Hugo
Última Edição: 24 Out. 2017 03:15 por marcolopes.
The following user(s) said Thank You: marcolopes

Preço de custo/venda do artigo 18 Jul. 2015 21:45 #9668

• marcolopes
  • Obrigado recebido 767
Arlete Duarte escreveu:
Bom dia, eu fiz a alteração da taxa de iva como me disse, mas eu não tenho lista dos artigos com os preços. Quando registo coloco a descrição do "artigo", coloco a quantidade e o valor por unidade, e o programa adiciona os 23% ao preço que coloco. É isso que não quero que aconteça, quero que ao colocar o valor da unidade seja esse o valor cobrado já com a taxa de iva. Não sei se existe alguma forma de dizer ao programa que o valor que coloco já tem a taxa de iva.

Na emissão de documentos, passe a utilizar o campo PRECO C/IVA. Neste campo o preço deve ser introduzido já com IVA e o programa calcula os valores SEM IVA.

Se este campo NÃO estiver no LAYOUT do ECRÃ, deve seguir as indicações deste tópico para o adicionar: www.projectocolibri.com/forum/geral/3629...o-layout-das-grelhas
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 18 Jul. 2015 21:46 por marcolopes.

Preço de custo/venda do artigo 18 Jul. 2015 10:20 #9667

• Arlete Duarte
  • Obrigado recebido 3
Bom dia, eu fiz a alteração da taxa de iva como me disse, mas eu não tenho lista dos artigos com os preços. Quando registo coloco a descrição do "artigo", coloco a quantidade e o valor por unidade, e o programa adiciona os 23% ao preço que coloco. É isso que não quero que aconteça, quero que ao colocar o valor da unidade seja esse o valor cobrado já com a taxa de iva. Não sei se existe alguma forma de dizer ao programa que o valor que coloco já tem a taxa de iva.

Obrigado

Preço de custo/venda do artigo 17 Jul. 2015 19:07 #9664

• marcolopes
  • Obrigado recebido 767
Arlete Duarte escreveu:
Eu tenho o produto exposto ao cliente por 20.00€ por exemplo, preço final já com iva, mas no programa de facturação coloco o valor e quando coloco o iva a 23% ele vai somar o iva aos 20.00€, ou seja fica 24.60€.

Tudo depende como tem a TAXA de IVA definida no REGISTO dos artigos!

Se a empresa vai passar a trabalhar com a TAXA de IVA a 23%, então o que deve fazer é actualizar a respectiva TAXA no registo de cada artigo. Esta operação irá RECALCULAR os PREÇOS de VENDA (com iva) no separador de PREÇOS, e ao facturar serão apresentados os preços correctos com e sem IVA.

Mais informação sobre a alteração da TAXA de IVA neste tópico: www.projectocolibri.com/forum/geral/3329...racao-da-taxa-de-iva
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena