Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Emissão de Facturas Proforma

Emissão de Facturas Proforma 3 meses 2 dias atrás #11561

• Cabral
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 7
fmltc escreveu:
Sendo a Factura Pró-Forma um documento que passou a estar sujeito ao SAFT, é imperioso e muito urgente que passe a estar disponível na base do Colibri.
Se disponibilizam na versão FREE ou apenas nas versões pagas (incluindo versões START) é uma opção comercial.
Não estou a ver como será possível de outra forma !

NOTAS:
- Também já coloquei esta questão ao suporte por 2 vezes e ninguém me respondeu a isto.
- A resolução imediata desta situação é condição essencial para podermos continuar a utilizar o Colibri (admitindo passar para uma versão paga START).

Cumprimentos,
Fernando Costa

Caro Fernando, pelos vistos a Pro-forma nunca exitiu no Colibri. Foi assim que me venderam a informação.

Lembro-me perfeitamente desse documento existir, mas mais tarde foi retirado o que obrigava a uma conversão de um documento qualquer para Pro-Forma.

Agora documentos de clientes são muito poucos, não se consegue converter nenhum, não há forma de criar documentos, o apoio comercial só responde depois de ter uma venda em troca (foi o que me fizeram, demoraram 15 dias para me responder, ainda tínhamos a versão 11, e só responderam depois de terem lançado a versão 12 a troco de uma venda).

Não me parece que seja uma prioridade para eles resolver isso. Infelizmente.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Emissão de Facturas Proforma 3 meses 2 dias atrás #11567

• marcolopes
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 677
Cabral escreveu:
Caro Fernando, pelos vistos a Pro-forma nunca exitiu no Colibri. Foi assim que me venderam a informação.

Lembro-me perfeitamente desse documento existir, mas mais tarde foi retirado o que obrigava a uma conversão de um documento qualquer para Pro-Forma.

Agora documentos de clientes são muito poucos, não se consegue converter nenhum, não há forma de criar documentos, o apoio comercial só responde depois de ter uma venda em troca (foi o que me fizeram, demoraram 15 dias para me responder, ainda tínhamos a versão 11, e só responderam depois de terem lançado a versão 12 a troco de uma venda).

Não me parece que seja uma prioridade para eles resolver isso. Infelizmente.

Caro Cabral, depois da sua afirmação tive de ir ao arquivo de versões confirmar se a FACTURA PRO-FORMA existiu ou não! Acabei de o fazer e efectivamente esse documento nunca esteve disponível no Colibri, pelo menos nas versões finais que temos em arquivo...

Outra coisa é a facilidade que facultamos até à data para "reclassificar" documentos, algo que está a ser / irá ser cada vez mais limitado, devido às imposições da AT, e à possibilidade de configuração incorrecta, para além da questão de causar confusão, pois os CÓDIGOS dos documentos utilizados são os originais criados pela aplicação, o que já causou confusão devido à remoção dos documentos originais, que neste caso implica a remoção dos documentos reclassificados.

É claro que tudo isto gera descontentamento (para ambas as partes devo salientar). Algumas das decisões são nossas, outras são devido a imposições cada vez mais apertadas por parte do fisco.

Relativamente à FACTURA PRO-FORMA, e mesmo que ela tivesse existido, estaria excluída através das alterações introduzidas para a versão 11 e posteriores: www.projectocolibri.com/forum/bem-vindos...o-da-versao-gratuita

Não me parece que a parte comercial vá mudar de opinião relativamente a este documento (ao contrário do que aconteceu com os LANÇAMENTOS a DÉBITO e CRÉDITO que foram prontamente reintroduzidos após pedido de alguns utilizadores, e cuja utilização é essencial para lançamento de saldos iniciais, por exemplo). Quanto ao comportamento do apoio comercial ou técnico, só posso falar pela parte técnica, e nessa eu dou as caras aqui no fórum todos os dias para o que for necessário.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Emissão de Facturas Proforma 3 meses 2 dias atrás #11570

• cabralfjs
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 1
marcolopes escreveu:
Relativamente à FACTURA PRO-FORMA, e mesmo que ela tivesse existido, estaria excluída através das alterações introduzidas para a versão 11 e posteriores: www.projectocolibri.com/forum/bem-vindos...o-da-versao-gratuita

Não me parece que a parte comercial vá mudar de opinião relativamente a este documento (ao contrário do que aconteceu com os LANÇAMENTOS a DÉBITO e CRÉDITO que foram prontamente reintroduzidos após pedido de alguns utilizadores, e cuja utilização é essencial para lançamento de saldos iniciais, por exemplo). Quanto ao comportamento do apoio comercial ou técnico, só posso falar pela parte técnica, e nessa eu dou as caras aqui no fórum todos os dias para o que for necessário.

Caro Marco, de momento não existe nenhuma forma de conseguir uma pro-forma ou orçamento com o colibri FREE?
Última Edição: 3 meses 2 dias atrás por marcolopes.

Emissão de Facturas Proforma 3 meses 2 dias atrás #11572

• marcolopes
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 677
cabralfjs escreveu:
Caro Marco, de momento não existe nenhuma forma de conseguir uma pro-forma ou orçamento com o colibri FREE?

Não. E mesmo com uma licença START este documento não existe no Colibri. Iremos rever esta questão, pois embora seja um documento que é facilmente substituível pelo ORÇAMENTO, parece ser o preferido de muitas empresas (pelo que sei a pro-forma é mais utilizada em transações internacionais, para apresentação à alfândega, etc)

EDIT: quando digo "iremos rever esta questão" não me estou a referir à versão gratuita...
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Emissão de Facturas Proforma 3 meses 2 dias atrás #11573

• cabralfjs
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 1
marcolopes escreveu:
Não. E mesmo com uma licença START este documento não existe no Colibri. Iremos rever esta questão, pois embora seja um documento que é facilmente substituível pelo ORÇAMENTO, parece ser o preferido de muitas empresas (pelo que sei a pro-forma é mais utilizada em transações internacionais, para apresentação à alfândega, etc)
EDIT: quando digo "iremos rever esta questão" não me estou a referir à versão gratuita...

Falando no meu caso a pro-forma é apenas na apresentação de uma proposta ao cliente para apresentação de preços. A alfandega quer sempre os meus documentos finais, ou seja quer sempre a factura. Estou a usar a pro-forma como orçamento.

Falou em orçamento. Há alguma forma de fazer um orçamento com a versão 12 e Free?

Emissão de Facturas Proforma 3 meses 2 dias atrás #11575

• marcolopes
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 677
cabralfjs escreveu:
Falou em orçamento. Há alguma forma de fazer um orçamento com a versão 12 Free?

Também não... Este sim, foi removido na versão 11 gratuita.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Moderadores: marcolopes