Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Ficheiro SAFT versão 1.04

Ficheiro SAFT versão 1.04 18 Dez. 2017 22:56 #12318

• marcolopes
  • Obrigado recebido 754
vale_dagua escreveu:
Recebi o seguinte email da AT
...
Acontece que utilizo a versão 12.1.7.1 e o ficheiro saft enviado é a versão 1.04_01.

Parece-me ser uma falha por parte da AT, pois o Colibri exporta o SAFT 1.04 de acordo com os requisitos exigidos, e vai correctamente identificado. Como tal, agradeço que peça informações detalhadas à AT sobre o que querem dizer com "não respeita a nova estrutura de dados legalmente exigida", só então poderemos analisar a questão.

Entretanto se tivermos conhecimento de alguma explicação para a situação apresentada, voltaremos ao contacto.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Ficheiro SAFT versão 1.04 18 Dez. 2017 21:12 #12317

• vale_dagua
Boa Noite,

Recebi o seguinte email da AT:

"Exmo.(a) Senhor(a),
De acordo com os dados que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) dispõe, verificamos, que o ficheiro, mediante o qual comunicou os elementos dos documentos emitidos, não respeita a nova estrutura de dados legalmente exigida.
Alertamos para o facto de que para as faturas emitidas, a partir de 1 de julho de 2017, o ficheiro normalizado estruturado com base no ficheiro SAF-T (PT) deve observar o formato constante do anexo à Portaria n.º302/2016, de 02-12, correspondente à versão 1.04_01.
Informamos que a partir de 1 de janeiro de 2018, só os ficheiros que respeitam a nova estrutura de dados, ou seja, a versão 1_04 serão aceites, aquando da sua submissão, no Portal das Finanças.
A AT através da presente comunicação pretende apoiar os contribuintes, de forma a promover o cumprimento voluntário das obrigações fiscais."

Acontece que utilizo a versão 12.1.7.1 e o ficheiro saft enviado é a versão 1.04_01.

Alguém me pode ajudar?
Última Edição: 18 Dez. 2017 22:52 por marcolopes.

Ficheiro SAFT versão 1.04 25 Ago. 2017 14:22 #11967

• marcolopes
  • Obrigado recebido 754
IMPORTANTE

Transcrição de uma resposta recebida da AT
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.

Informa-se que o SAF-T (PT) é um ficheiro anual de auditoria a ser entregue aos serviços da Inspeção Tributária sempre que solicitado
A versão 1.04_01 que entrará em vigor a 2017-07-01, resultante da publicação da Portaria n.º 302/2016, de 02/12, aplica-se exclusivamente aos registos produzidos a partir dessa data, porém, esclarece-se que não existe objeção a que se utilize esta versão na exportação dos registos produzidos em períodos fiscais anteriores.

A versão 1.03_01 do SAF-T (PT) encontrar-se-á revogada a 2017-07-01.

Quem não atualizar a sua aplicação de Facturação ou contabilidade encontrar-se-á em infração sendo alvo de coima por parte da AT.
A 1ª comunicação da Facturação com esta nova versão deve ser a relativa aos registos do mês de Julho que se realizará até ao dia 20 do mês de Agosto.

Com os melhores cumprimentos

AT- Autoridade Tributária e Aduaneira
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Ficheiro SAFT versão 1.04 21 Ago. 2017 16:34 #11947

• marcolopes
  • Obrigado recebido 754
FILIPE_BENTO escreveu:
Agora tenho outra dúvida que gostava que me esclarecessem.
Temos um cliente novo que nos vai adquirir uns produtos daqui a dois meses, mais ou menos.
Este cliente já nos entregou um cheque que serve como adiantamento / sinal para a futura compra que vai efetuar.
O cliente pretende um recibo referente a este pagamento.
Como deveremos proceder?? Visto que só iremos emitir as faturas aquando da colheita dos produtos que efetivamente vamos vender.

Não é uma questão relacionada com o tópico. Já está respondida aqui: www.projectocolibri.com/forum/geral/2898...nto-de-adiantamentos
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 21 Ago. 2017 17:00 por marcolopes.

Ficheiro SAFT versão 1.04 21 Ago. 2017 13:06 #11944

• FILIPE_BENTO
  • Obrigado recebido 1
Consegui resolver este problema sozinho.
O problema estava em algumas faturas que não tinham nada mencionado nos campos "local de carga" e "local de descarga".
Fui editar as faturas e coloquei simplesmente os códigos postais das empresas e depois já consegui exportar os SAFT com sucesso.

Obrigado na mesma.

Agora tenho outra dúvida que gostava que me esclarecessem.
Temos um cliente novo que nos vai adquirir uns produtos daqui a dois meses, mais ou menos.
Este cliente já nos entregou um cheque que serve como adiantamento / sinal para a futura compra que vai efetuar.
O cliente pretende um recibo referente a este pagamento.
Como deveremos proceder?? Visto que só iremos emitir as faturas aquando da colheita dos produtos que efetivamente vamos vender.

Obrigado desde já.
The following user(s) said Thank You: marcolopes

Ficheiro SAFT versão 1.04 20 Ago. 2017 02:11 #11940

• marcolopes
  • Obrigado recebido 754
FILIPE_BENTO escreveu:
Estou a usar a versão Start Plus 12.1.3.1.
Agradecia resposta com máxima urgência visto que hoje é dia 18/08 e precisamos de efetuar a comunicação à AT até 20/08.

Deverá entrar em contacto com o nosso suporte técnico, pois não será possível resolver o problema em questão através do fórum: www.projectocolibri.com/contacto
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
The following user(s) said Thank You: FILIPE_BENTO
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena