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Versão 8.0.0 - Disponível

13 Dez. 2012
O Projecto Colibri acaba de lançar a sua versão 8, que para além de algumas novidades, inclui uma profunda revisão, principalmente no que diz respeito à normalização relativa aos requisitos legais impostos pelo governo para 2013.

Aconselhamos que todos os utilizadores leiam este comunicado até ao final (incluindo a lista de alterações - seguir o link LER MAIS no final da página), e os seguintes tópicos:
www.projectocolibri.com/forum/faq-pergun...-muda-em-2013-resumo
www.projectocolibri.com/forum/geral/2883...novas-regras-fiscais

Adiantamos desde já o que TODAS AS LICENÇAS (Gratuita, Licenciada e Profissional) irão incluir o envio de FACTURAS através de WEBSERVICE disponibilizado pelo fisco (Autoridade Tributária). Esteja atento ao fórum e ao aviso de actualização existente na aplicação.

NOTAS:
- O envio de documentos através de Webservice está pendente de informação técnica por parte do fisco.
- NÃO está garantida a inclusão do envio de "GUIAS" em todas as versões (licenças) do Colibri.
- Documentos CRIADOS pelos utilizadores deverão ser revistos manualmente segundo as regras legais impostas.

IMPLEMENTAÇÕES

- Novo separador MOVIMENTOS no REGISTO de ENTIDADES. Passa a ser possível consultar os movimentos de conta corrente relativos à entidade a partir da edição do registo. Os movimentos apresentados são referentes aos documentos que movimentam SALDO REAL. (apenas versão PROFISSIONAL)

- Carregamento dinâmico de ARTIGOS na tabela de ENTIDADES, tal como acontece nas tabelas de FICHEIRO, MOVIMENTOS e DOCUMENTOS, o que permite uma maior eficiência ao carregar qualquer entidade, seja para edição ou na emissão de documentos.

- Importação e exportação de LAYOUTS.

ALTERAÇÕES

- Revisão à exportação do SAFT-PT por forma a incluir apenas os ARTIGOS e CLIENTES referentes aos documentos exportados

- Alteração das regras da certificação, por forma a permitir a NÃO assinatura de documentos "internos" (os documentos SEM SAFT não serão assinados)

- Revisão ás REGRAS de configuração de documentos. Foram criadas DUAS novas regras:
1) Quantidade Pendente - para controlar se o documento dá origem a movimentos de artigos com quantidades pendentes.
2) Valor Pendente - para controlar se o documento dá origem a movimentos de entidades com valores pendentes.

- Revisão aos DOCUMENTOS criados por defeito. São agora criados os documentos:
CFR/FFR - Factura/Recibo
CLD/FLD - Lançamento a Débito
CLC/FLC - Lançamento a Crédito
CXD/FXD - Fecho de Documentos
CND - Nota de Débito
FNC - Nota de Crédito
Deixam de existir AVISOS DE LANÇAMENTO.

- Revisão à criação de FILTROS. Passa a ser possível:
1) A utilização e "máscaras" nas condições fixas dos campos TIME e DATE. ex: datacriacao,='dd-MM-yyyy' (em run-time dd=DIA, MM=mês, yyyy=ANO), permitindo assim a definição de filtros por quinzena, trimestre, semestre, etc
2) O validador passa a suportar a validação de campos TIME e DATE

- Revisão de PREFERÊNCIAS: por uma questão de lógica e eficiência, as "preferências" foram redesenhadas e divididas em PARÂMETROS e TABELAS.

- Revisão ao tamanho de campos no interface e à justificação dos valores numéricos, que passam agora a ser ajustados à DIREITA em todas as opções.

- Revisão do INPUT de dados (novos formatadores)

CORRECÇÕES

- Revisão na gravação de documentos por forma a evitar a criação de registos NULL na tabela ENTIDADESARTIGOS.
- Correcção no processamento de filtros, por forma a permitir condições fixas sobre campos do tipo combo.
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